Os projetos pedagógicos ressignifica o espaço pedagógico. É uma experiência maravilhosa. O meu primeiro projeto foi uma mudança na minha pratica pedagógica. Obtive muito aprendizagem com os alunos e a situação-problema. O tema era: “Você é um criador de muriçocas?” e teve uma participação muito grande dos alunos, em todas as etapas, desde o planejamento das atividades até a avaliação do curso doas atividades. Mudou a autonomia dos alunos e dos professores participantes. A idéia surgiu numa oficina no CREDE 10, com todos professores da área de ciências da natureza e matemática durante o dia e a noite colocávamos em prática as idéias discutida no dia. Nesse projeto trabalhomos informática com os alunos na criação de págimas para web com front Page da Microsoft no laboratório do NTE de Russas a 26 km de Palhano, foi um experiência impar na Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura, na cidade de Palhano, com alunos de todos primeiros anos, priorizando os alunos que tinham dificuldade de leitura e escrita.
Esse projeto está bem explicado neste sítio do Ministério da Educação: http://www.educacional.com.br/projetos/em/muricoca/caracterizacao.asp, neste sítio podemos ver todas disciplinas, habilidades, competências, conteúdos e outros detalhes. O projeto transformou a maneira de fazer escola, de participar, motivou professores e provocou conflitos e evolução.
Esse projeto, (você é um criador de muriçocas?) desencadeou outros projetos na Escola e nas minhas aulas, projetos simples com um conteúdo, com 2 professores somente, sozinho com as alunos. Com a Escola toda. Dependendo dos objetivos e do currículo o projeto se molda nas necessidades de aprendizagem.
Os projetos pedagógicos motivaram a minha participação nesse curso. Quanto mais aprendo sobre a temática mais motivado fico com a Escola, com meus alunos. Não são os conteúdos que move a escola, são os desafios de aprendizagem nos alunos que provocam o professor a trilhar novos caminhos.
Como ficam os papéis do estudante e do professor nesse tipo de pedagogia?
Os papeis modificam em relação a concepção tradicional do fazer pedagógico. Professor é orientador, um motorista que tem dúvidas na estrada com uma turma de co-pilotos ávidos para criar uma nova caminho numa enorme quantidade de estradas. É muito interessante a vivência.
O professor: é orientador, guia, provocador de dúvidas. Tem o papel de motivador e participar como co-autor dos autores da solução dos problemas que são os alunos. O professor deve provocar a necessidade de realizar o projeto, numa problematização. Uma espécie de provocação, de insulto ao conhecimento dos alunos. Como coloca Piaget, o professor deve desequilibrar os conhecimentos dos alunos.
Já os alunos são autores, atores e as estrelas no processo. Estes planejam, replanejam, coloca em prática o planejado, avalia os resultados, divulgam suas contribuições e descobertas e interagem com todo o processo de maneira bastante transparente. Estes a principio poderá perder o senso do geral e é neste ponto que o professor poderá fazer intervenções para os alunos tomar as rédeas do processo e trabalhar na resolução do problemas ou na construção das atividades propostas.
Prof. Francisco de Assis
EEM Francisco Jaguaribe – Jaguaruana – CE.
FOI COM MUITA HONRA QUE PARTICIPEI DO PROJETO, APRESENTANDO-O EM VÁRIOS LOCAIS, INCLUSIVE EM SALVADOR - BA, POR OCASIÃO DO PRIMEIRO FÓRUM NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO ENSINO MÉDIO.
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