domingo, 19 de julho de 2009

Autonomia, Interdisciplinaridade e Currículo

Esta postagem foi publicada em PALHANO NOTICÍAS às 22:39:06 de 19/7/2009

O questionamento proposto no fórum do Curso Mídias na Educação remete a refleti sobre projetos pedagógicos. Pois esses três pilares estão de mãos dadas nos projetos didáticos.

Porém, vou começar a minha postagem com a definição de cada termo:

Autonomia: Segundo o Aurélio, dicionário da Língua Portuguesa: faculdade de governa a se mesmo; independência.

Interdisciplinaridade: No Wikipédia o termo tem uma significação melhor e com exemplos, um trecho do texto do Wikipédia ilustra o termo dentro de meus objetivos nesta postagem: ‘Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade surge como uma das respostas à necessidade de uma reconciliação epistemológica, processo necessário devido à fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial e a necessidade de mão de obra especializada. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas sub-áreas.’

Currículo: No texto: O que é “flexibilidade” curricular? De Cleyton Hércules Gontijo e Simone Braz Ferreira Gontijo, currículo é o elemento norteador das práticas escolares, uma vez que delimita os objetivos e os critérios de avaliação da ação pedagógica, assim como indica que conteúdos e metodologias são considerados adequados (Freitas, 1995).

Um texto excelente sobre currículo é ‘Sobre Currículo’ de Carlos Fontes.

A maravilha de trabalhar com projetos na Escola é que: usando o currículo escolar, interdisciplinaridade, o professor desenvolve a autonomia. Muito necessário a desenvolver autonomia e competências que está relacionado com os pilares da educação: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e é claro aprender a aprender. Os pilares estão intimamente relacionado a autonomia. Como os projetos desenvolvem a autonomia, então os projetos são ideais, essências para qualquer sistema educativo.

Fica muito difícil escrever sobre os termos do titulo sem fazer refências aos projetos didáticos.

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