domingo, 12 de fevereiro de 2012

FIES em Jaguaruana

FIES - Parte I

FIES - Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, passou a ser permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano. E as mudanças não param aí.

O Banco do Brasil passou a ser agente financeiro do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que permite aos universitários financiar os estudos em um curso superior de instituições particulares, a partir do primeiro semestre do ano. O financiamento era feito somente Caixa Econômica Federal, como a Caixa não está presente em todas as cidades e com pouca capilaridade no território nacional o acesso ao em muitas cidades apresentava muita dificuldade. 

A exemplo da cidade Jaguaruana que não conta com agência da Caixa o aluno teria que viajar para Aracati ou Russas para ter acesso aos serviços da Caixa e disputando espaço no atendimento com outros clientes da Caixa como as numerosas filhas do bolsa família e do seguro desemprego. No Banco do Brasil o acesso acontece em todas as cidades no caso de Jaguaruana a agência do Banco do Brasil de prefixo 2201-2 (para escolha no portal do sisfies) oferece o FIES nas mesmas condições da Caixa, mesmo juros (3,4% a.a) e mais vantagens em assistência na bancarização dos alunos terminais de autoatendimento em Jaguaruana, agência com atendimento pessoal especializado em FIES e sem necessidade de desloca-se para outro município.

As novas regras para o programa, que inclui a redução nas taxas de juros de 6,5% para 3,4% ao ano, foram publicadas no Diário Oficial da União.
Com a lei, o agente operador do Fies passa a ser o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, que cuidará dos contratos e documentação dos estudantes. Além do Banco do Brasil, a intenção do MEC é que no futuro outros bancos também possam ser agentes financeiros do Fies.

Entre as mudanças também está o aumento do prazo para quitação da dívida que passou de duas vezes para três, Isso significa que um estudante que financiou um curso com duração de quatro anos, poderá quitar seu saldo devedor com o banco em até 12 anos.

O programa permite que estudantes de medicina e de cursos de pedagogia ou licenciatura possam pagar sua dívida com prestação de serviços. De acordo com a lei, será abatido 1% da dívida a cada mês trabalhado, caso eles optem por atuar como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família.


O BB pratica a taxa de 3,4% a.a e o valor financiável poderá chegar a 100%. O prazo do financiamento foi ampliado e poderá chegar até três vezes o período do curso feito mais 12 meses. O início das amortizações começa após 18 meses de conclusão da graduação.


Para ter acesso ao financiamento, o aluno não terá necessariamente que apresentar um fiador. São aceitos três tipos de fiadores: fiador convencional (até duas pessoas) e fiador solidário (um grupo de três a cinco estudantes) e o Fgeduc, este último falarei na próxima postagem. 


Para ter direito ao FIES o aluno Inicialmente  preencherá cadastro no portal do MEC – sisfiesportal.mec.gov.br, depois validará a documentação junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição e concluirá o processo na agência bancária, onde deverá entregar a sua documentação e assinar o contrato.

A FVJ – Faculdade Vale do Jaguaribe aceita o FIES, inclusive com Fgeduc para os cursos do Campus de Aracati: Administração, Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social e Pedagia.

Os alunos de Jaguaruana conheceram as possibilidades de utilizar o FIES em duas mini-palestras oferecidas pelo Agência do Banco do Brasil em Jaguaruana explicando as vantagens e os procedimentos para inscrição no FIES logo após as matriculas dos alunos da FVJ e alguns alunos de Faculdades de Fortaleza que residem em Jaguaruana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário