quinta-feira, 22 de junho de 2017

Indicadores Educacionais do Ceará é Destaque no Brasil


Um trabalho de alta qualidade das equipes educacionais, professores, diretores, pais vem melhorando substacialmente a qualidade do ensino publica no estado do Ceará. Isso nos deixa com muito orgulho desse estado. 

Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado nesta quarta-feira, dia 22 de junho de 2017, revela que a rede pública cearense ocupa as primeiras posições entre os estados brasileiros com melhores indicadores de promoção, diminuição de repetência, queda de evasão escolar e migração para Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos ensinos Fundamental e Médio. A pesquisa do governo federal tem como base os dados do fluxo escolar fornecidos no Censo da Educação Básica no período 2007-2015.

Segundo o estudo, o Ceará é o primeiro lugar do Nordeste em promoção e com menor taxa de repetência nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O Estado ainda é o primeiro do País com menor repetência (6%) e o segundo em taxa de aprovação (81%) no Ensino Médio.

Entre os estados nordestinos, o Ceará também é o primeiro com menor taxa de evasão escolar nos anos iniciais do EF (2%), empatado com o Rio Grande do Norte, e no Ensino Médio (11%), juntamente com Pernambuco. Nos anos finais do EF, é o segundo do ranking, com uma taxa de 6% ao lado do Rio Grande do Norte. O Estado também está nas primeiras posições quando comparado com as demais regiões, ocupando o segundo lugar nos anos iniciais (EI) e o terceiro nos anos finais (EF) e no Ensino Médio.


De acordo com a avaliação do Inep, a evasão na rede pública cearense teve uma queda progressiva no período de 2007 a 2015. No Ensino Médio, a redução do índice de evasão foi mais acentuada. Enquanto o total da rede pública estadual brasileira apresenta um índice de 12,2%, no Ceará a taxa de 11%.

Com relação ao abandono escolar no Ensino Médio, a queda foi ainda mais acentuada. Em 2007, a taxa era de 16,3% e, em 2015, este número baixou para 8,1%, uma redução de 8,2 pontos percentuais.


A pesquisa analisou, ainda, a migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com base neste indicador, o Ceará é o primeiro do Nordeste tanto nos anos finais do Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.
No ranking nacional, a rede pública cearense é a primeira do Ensino Médio e a segunda nos anos finais.

Fonte: Governo do Estado do Ceará e INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário