domingo, 31 de janeiro de 2016

Programa Cidade Digitais chega a Caririaçu, no interior do CE

O município de em Caririaçu, no interior do Ceará, será beneficiado com obras do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MC). O governo vai aplicar R$ 855 mil na implantação de redes de fibra óptica com 15 quilômetros de extensão. Essa malha permitirá a integração de 34 órgãos públicos, além da disponibilização de três pontos públicos de acesso livre à internet para a população. Ao todo, já são 26 cidades cearenses contempladas com as ações do inclusão digital.
A ação foi anunciada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, nesta quinta-feira (28). Ele destacou que comunicação é um direito que será levado para todos os cidadãos. "Os investimentos resultarão em melhor qualidade de internet e consequente inclusão digital", destacou, ao lembrar que a cidade também contará com uma rádio FM educativa.
"Buscamos sempre a evolução do País a partir do desenvolvimento tecnológico. Agora, o cidadão poderá usar seu smartphone para navegar sem limitação. Não existe mais dificuldade de acesso ao conhecimento. A igualdade de oportunidades chegou para todos", acrescentou.
O que é programa?
O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes:
- Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais;
- Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras;
- Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede;
- Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
Em 2013, o "Cidades Digitais" foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.
A partir de 2016 o programa será reestruturado de forma que o seu financiamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares.
O Programa é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário