quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Abertas as inscrições para a turma II do mestrado do ITA no Ceará

O mestrado profissional é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secitece e da Funcap, em parceria com o ITA e a UFC
     
Estão abertas até o dia 6 de janeiro de 2017 as inscrições para a turma 2 do mestrado profissional MP-Safety do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza/CE.

Ao todo, são 32 vagas destinadas a profissionais com ensino superior completo que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação e que almejem sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energias Renováveis em nível de Mestrado Profissional.

O exame de seleção dos candidatos constará de três etapas: avaliação de currículo (feita a partir do recebimento da documentação do candidato e da carta de apresentação pessoal),  prova escrita de inglês e redação em português; e entrevista.

O mestrado profissional MP-Safety é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o ITA e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
     
Mais informações:


Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece

domingo, 13 de novembro de 2016

Sites que você precisa conhecer:

Sites que você precisa conhecer:

POPULAÇÃO DO PLANETA

Apresenta a população do mundo em tempo real, com informações por continentes, números de nascimento e mortes, quais os tipos de mortes e muito mais. Vale a pena navegar. Poderá pesquisar os horários em todas as cidades do planeta. Eis a pesquisa do Palhano: http://www.poodwaddle.com/time/?q=palhano.

PERFIL DOS MINICIPIOS

Este site apresenta dados importantes sobre qualquer município do Brasil, como receita e despesas, população, densidade demográfica e outros dados importantes em estudos de geografia e administração pública.

MUSEU DA IMAGEM


Fotos das piores secas do Ceará. 

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Secretarias devem aderir ao 'Novo Mais Educação' até 4 de novembro

As secretarias municipais, estaduais e distrital de educação de todo o País têm até 4 de novembro para aderir ao programa Novo Mais Educação. A proposta é oferecer ensino integral, com foco no aprendizado, ao longo do ano letivo de 2017.
A adesão está sendo feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
De acordo com Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, essa é a parte mais importante do programa, em que os estados e municípios vão indicar quais escolas têm condições de participar do programa.
Rossieli conta que, além da modalidade de 15 horas semanais, o programa está com a novidade de ampliação da carga horária de quatro para cinco horas semanais. “Nesse caso, o objetivo é aquela escola que é pequena e nunca teve condição de ter o aluno o tempo todo durante a semana”, explica.
Nesta etapa, as secretarias de educação selecionam escolas que poderão aderir ao Programa Novo Mais Educação, de acordo com os seguintes critérios de prioridade:
- Escolas que já receberam recursos na conta PDDE Educação Integral entre 2014 e 2016;
- Escolas que apresentem índice de nível socioeconômico baixo ou muito baixo, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
- Escolas que obtiveram baixo desempenho no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2015, conforme grupos de escolas apresentados no sistema de adesão.
Investimento
Para esta nova fase do Nova Mais Educação, o MEC vai destinar R$ 400 milhões. A estimativa é atender, no mínimo, 4 milhões de alunos distribuídos entre as escolas públicas selecionadas pelos estados e municípios.
O próximo passo, explica o secretário Rossieli, vai de 24 de outubro a 17 de novembro, quando as escolas que tiveram a adesão iniciada pelos estados e municípios confirmarem sua adesão.
“É importante que os dois atores falem dentro da adesão. Primeiro o estado e municípios e logo depois as escolas.” O secretário destacou ainda o papel relevante do programa na educação, mas também reconhece as falhas, como resultados estagnados e crescimento lento.
“Antes, apenas 23% dos alunos faziam alguma atividade pedagógica no Mais Educação; agora 100% dos alunos terão de ter alguma atividade pedagógica de pelo menos oito horas na semana. Nas outras sete, ele pode ter outras atividades, escolhidas pela escola e pelo sistema de ensino.”
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa recebe R$ 98 milhões em recursos em outubro


Fundada em 1999, a Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma sociedade civil sem fins lucrativos, cuja missão é promover o uso inovador de redes avançadas. Qualificada como organização social (OS) em 2002, mantém, opera e desenvolve a internet acadêmica brasileira.

Fonte: MEC

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estude gratis: 2.450 vagas para 10 cursos em 21 polos serão ofertadas gratuitamente para a população cearense

O Governo do Estado do Ceará através da UECE disponibiliza 2.450 vagas, em cursos gratuitos.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), acaba de lançar edital para graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecendo o maior número de vagas já concedidas por esta Instituição, bem como a inclusão de dois novos cursos e seis novos polos. Com isso, a Uece possibilita com que  cada vez mais cearenses tenham acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

O número inédito de vagas oferecidas pela Uece é de 2.450, distribuídas para professores da rede pública de ensino e público em geral. Do total, 2.150 vagas são destinadas a nove cursos de licenciatura e 300 para um curso de bacharelado.

História e Educação Física são os novos cursos de graduação que serão ofertados. Os novos polos estão presentes nos municípios de Camocim, Itarema, Maracanaú, Pedra Branca, Crateús e Iguatu. Os dois últimos terão como sede as próprias unidades da Uece no interior: Faculdade de Educação de Crateús (Faec) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), respectivamente. Com isso, a Uece expande a oferta de ensino superior em todo estado do Ceará, atendendo, principalmente, as necessidades dos municípios, conforme demanda anteriormente discutida nos encontros regionais entre a Uece e os gestores municipais.

"Desde 2006 a Uece integra o sistema UAB e a cada oferta vem aumentando o número de cursos, a quantidade de polos e a capilaridade pelo interior do Ceará, honrando seu compromisso com a população cearense e a interiorização da educação superior pública e colaborando para melhoria da Educação Brasileira levando-a aos socialmente invisíveis", comemora o coordenador da Sate, professor Francisco Fábio Castelo Branco.

São conveniados com a UAB/Uece para oferta de cursos à distância a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação (Mec), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Prefeituras dos municípios que possuem polos.

O Edital contendo a distribuição de vagas, cursos e polos foi divulgado na última quarta-feira (21), no site www.uece.br/cev. As inscrições estarão abertas no período de 29 de setembro a 23 de outubro de 2016, somente pela internet.



Veja abaixo todos os cursos e polos da UAB/Uece:


Cursos
Polo
Nº de Vagas
Administração Pública: 300 vagas Brejo Santo
50
Campos Sales
50
Caucaia - Itambé
50
Itapipoca
50
Maranguape
50
Quixeramobim
50
Artes Visuais: 100 vagas Maracanaú
50
Orós
50
Ciências Biológicas: 200 vagas Aracoiaba
40
Beberibe
40
Maracanaú
40
Maranguape
40
Quixeramobim
40
Computação: 320 vagas Beberibe
40
Brejo Santo
40
Itapipoca
40
Itarema
40
Limoeiro do Norte
40
Mauriti
40
Pedra Branca
40
Quixeramobim
40
Educação Física: 50 vagas Caucaia
50
Geografia: 300 vagas Beberibe
50
Crateus
50
Itarema
50
Pedra Branca
50
Quixeramobim
50
Tauá
50
Historia: 250 vagas Iguatu
50
Tauá
50
Camocim
50
Campos Sales
50
Pedra Branca
50
Matemática: 300 vagas Maracanaú
50
Mauriti
50
Caucaia - Araturi
50
Itarema
50
Pedra Branca
50
Quixeramobim
50
Pedagogia: 350 vagas Maranguape
50
Orós
50
Campos Sales
50
Caucaia - Novo Pabussu
50
Itarema
50
Mauriti
50
Quixeramobim
50
Química: 280 vagas Maracanaú
50
Mauriti
45
Beberibe
50
Camocim
45
Orós
45
Quixeramobim
45



Data: 27.09.2016
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Universidade Estadual do Ceará - Uece
85 3101-9606 / 3101-9605

Entenda: Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)


O que é?

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS

  • Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.
  • Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Elaboração de Projetos (40h) : Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:

    - Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
    - Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
    - Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;
    - Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
    - Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.
  • Redes de Aprendizagem (40h): O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.
  • Projeto UCA (Um Computador por Aluno): Ministrado pelas Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Educação, procura preparar os participantes para o uso dos programas do laptop educacional e propor atividades que proporcionem um melhor entendimento de suas potencialidades.

Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas. 

Como participar?
Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.
Mais informações: proinfointegrado@mec.gov.br

Entenda as mudanças no Ensino Médio - Vídeo do Lançamento da MP.


Ministro da Educação rebate declarações falsas nas redes sociais e diz que MEC prioriza professores e alunos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, gravou um pronunciamento, na tarde desta terça-feira (27), para reforçar a importância dos professores para a educação do Brasil e rebater acusações infundadas divulgadas nas Mídias Sociais. Um site de procedência político-partidária  divulgou informações mentirosas atribuindo a “burocratas do MEC” a afirmação que os professores têm “regalias”. “Essa é mais uma das inúmeras mentiras que já foram divulgadas, desde que assumimos a gestão do MEC, em maio”, afirmou o ministro, destacando as campanhas mentirosas nas mídias sociais sobre fim de programas como o Mais Educação e o Brasil Alfabetizado, com objetivo de tumultuar e gerar pânico na população.

“A verdade prevalece. Nada disso aconteceu, muito pelo contrário. Programas como o Prouni, o Mais Educação e o Fies foram ampliados”, afirmou o ministro. Durante o pronunciamento, Mendonça Filho disse que as inverdades continuam, agora, atribuindo falsas declarações a ele e à equipe do Ministério. “Isso é tudo mentira de uma rede que é manipulada por setores radicais vinculados a alguns partidos que estão insatisfeitos com as mudanças que nós estamos promovendo no Ministério da Educação e que levarão em consideração a valorização dos professores e o bem estar dos alunos, crianças e jovens do Brasil”, declarou.
 O ministro destacou o respeito que tem pelos professores e pediu que a população não dê ouvidos a esse tipo de contrapropaganda, disseminada por “aqueles que pouco fizeram pela educação no Brasil, apesar do grande volume de recursos liberados para a Educação, nos últimos anos". “Aos professores o meu abraço fraterno e conto com vocês para que a gente possa avançar com as crianças e jovens do Brasil”, concluiu.

Fonte: MEC
Data: 27 de setembro de 2016, 20:11.





Governo divulga lista de instituições que vão receber cursos de medicina

Iniciativa possibilitará criação de até 2.460 vagas para a formação de novos médicos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de instituições de ensino superior que receberam a autorização para abrir novos cursos de medicina em diferentes municípios do País. O anúncio foi feito por meio da portaria nº 545, publicada, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU).
Com a iniciativa, serão abertas até 2.460 vagas para a formação de médicos. Na norma, é possível conferir a relação de mantenedoras de instituições de educação superior selecionadas e classificadas no âmbito da chamada pública do Edital nº 6/2014.
As mantenedoras que tiveram as propostas incluídas na listagem devem se apresentar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, até o dia 11 de outubro, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.
Infelizmente nenhuma instituição cearense.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

domingo, 31 de janeiro de 2016

Whatsapp fora do ar em Aracati

WhatsApp Messenger é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian e Windows Phone.


Tudo indica que o aplicativo está fora do ar na cidade de Aracati. Às vezes funciona por pouco instante. Dificuldade de utilizar o aplicativo não está relacionado aos apagões da Claro Operadora na cidade. 

Programa Cidade Digitais chega a Caririaçu, no interior do CE

O município de em Caririaçu, no interior do Ceará, será beneficiado com obras do programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações (MC). O governo vai aplicar R$ 855 mil na implantação de redes de fibra óptica com 15 quilômetros de extensão. Essa malha permitirá a integração de 34 órgãos públicos, além da disponibilização de três pontos públicos de acesso livre à internet para a população. Ao todo, já são 26 cidades cearenses contempladas com as ações do inclusão digital.
A ação foi anunciada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, nesta quinta-feira (28). Ele destacou que comunicação é um direito que será levado para todos os cidadãos. "Os investimentos resultarão em melhor qualidade de internet e consequente inclusão digital", destacou, ao lembrar que a cidade também contará com uma rádio FM educativa.
"Buscamos sempre a evolução do País a partir do desenvolvimento tecnológico. Agora, o cidadão poderá usar seu smartphone para navegar sem limitação. Não existe mais dificuldade de acesso ao conhecimento. A igualdade de oportunidades chegou para todos", acrescentou.
O que é programa?
O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes:
- Construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais;
- Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras;
- Capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede;
- Oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
Em 2013, o "Cidades Digitais" foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.
A partir de 2016 o programa será reestruturado de forma que o seu financiamento ocorra somente com recursos de emendas parlamentares.
O Programa é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital.



sábado, 23 de janeiro de 2016

Inscrição IFCE de Jaguaruana, cursos técnico em Informática e Computação Gráfica

As inscrições são gratuitas e acolhidas apenas pela Internet. A seleção ocorre por meio de histórico escolar
Estão com inscrições abertas para os processos seletivos de ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O campus de Jaguaruana tem 40 vagas para Informática e 40 para Computação Gráfica.
Os interessados devem consultar os editais disponibilizados no portal do IFCE. Mas, atenção para os prazos: para quem quer concorrer à vagas de Jaguaruana, as inscrições seguem até o dia 26 de janeiro, terça-feira.
Os processos seletivos são referentes ao ingresso de estudantes no semestre 2016.1 e serão realizados em uma única etapa, a qual consistirá na análise dos históricos escolares dos candidatos. As inscrições são efetuadas exclusivamente por meio da internet. É importante que os interessados fiquem atentos aos horários de término das inscrições. 
As inscrições são gratuitas, e exclusivamente pela internet.
Link: Edital  Inscrição  IFCE

domingo, 17 de janeiro de 2016

Classificação das pós-graduações

Para entender:

Classificação das pós-graduações.

a)     lato sensu - que são os cursos de especialização e de Master Business Administration (conhecidos como MBA).

b)     stricto sensu - que são os mestrados e doutorados.

As pós-graduações Lato Sensu são mais voltadas para a prática do mercado de trabalho
As pós-graduações Strito Sensu, são voltadas para carreira acadêmica.  


PROUNI - Inscrições para primeira edição do ano serão abertas no dia 19

O prazo de inscrições para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni) será aberto no dia 19 próximo e se estenderá até as 23h59 do dia 22. De acordo com as regras estabelecidas em edital publicado nesta-segunda-feira, 11, o processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet.
O programa terá duas chamadas on-line. A primeira, no dia 25 deste mês; a segunda, em 12 de fevereiro, ambas na página do programa na internet.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição.

O que é o PROUNI?
O Programa Universidade para Todos – é um Programa de concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005 oferece, em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola, e as pessoas com deficiência. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer a vagas do ProUni.
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Importante: 

O Edital nº 1/2016 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, com o cronograma do processo seletivo do ProUni referente a este primeiro semestre, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11. Mais informações na página do ProUni na internet.

Boa Notícia: SESI/CE inaugura escola de ensino médio e profissionalizante gratuita

Nesta segunda-feira (18) será inaugurada a primeira escola de Educação Básica e Profissional (Ebep) do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE). A iniciativa é uma parceria com o Governo do Estado no âmbito do Pacto por um Ceará Pacífico. O evento acontece às 9 horas, no SESI Parangaba (Av. João Pessoa, 6754), com a presença do governador Camilo Santana, alunos, professores e autoridades. Após a solenidade de inauguração, os alunos permanecem na escola para o primeiro dia de aula.

O curso Ebep tem duração de três anos, compreendendo todo o ensino médio, ofertado pelo Sesi, e ainda a formação técnica, ofertada pelo SENAI, nas áreas de Têxtil e Vestuário, Construção Civil e Metalmecânico. Neste primeiro ano, os 240 alunos selecionados serão divididos em seis turmas, sendo três pela manhã e três pela tarde. Os filhos dos trabalhadores da indústria são maioria no grupo, cerca de 80%. A previsão é que as inscrições para a turma de 2017 iniciem ainda neste semestre.

A metodologia das aulas visa propiciar um ambiente de aprendizado proveitoso para os estudantes, através da utilização de material didático específico para a proposta pedagógica da escola (em meio físico e eletrônico), além de recursos tecnológicos como o Projeto SESI Matemática e as oficinas de robótica da LEGO Education.

“Segundo estudos da Confederação Nacional da Indústria, a má qualidade da educação básica é uma das principais dificuldades para o crescimento das indústrias brasileiras, e no Ceará, infelizmente, não é diferente. Então, o Sesi e o SENAI Ceará resolveram aderir a esse programa nacional por acreditar que o ensino médio articulado com o profissionalizante pode preparar os jovens para o êxito acadêmico, mas sem deixar de lado a capacitação para o mercado de trabalho”, explica a gerente do Núcleo de Educação e Cultura do Sesi/CE.

O desafio de ministrar os conteúdos dos ensinos médio e técnico simultaneamente exige uma grade de aulas estratégica e bem organizada. Assim, o volume de horas/aula vai aumentando a cada ano, à medida que os jovens vão se envolvendo e se engajando na própria formação, o que melhora o desempenho da turma e reduz os índices de evasão.

No primeiro ano, os alunos cursarão a carga horária normal da matriz curricular do Ensino Médio, somado a oficinas de aprendizagem, atualidades, oficinas tecnológicas, artes e dança. No segundo ano, seguem as aulas do Ensino Médio, mas com foco direcionado para as ciências aplicadas, e começa o curso de Iniciação Profissional do Senai, nas áreas de Construção Civil, Metalmecânica e Têxtil e Vestuário. No terceiro ano, por fim, os alunos concluem a carga horária do Ensino Médio e fazem o curso Técnico do Senai nas áreas já citadas.

A equipe pedagógica é composta por assessores técnicos em educação, diretor escolar, coordenação pedagógica, psicóloga e professores.

Entenda o Ceará Pacifico:
Coordenado pela vice-governadora (e atual governadora em exercício) Izolda Cela, o "Pacto Por Um Ceará Pacífico" abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto será realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Politica sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.


domingo, 10 de janeiro de 2016

Sisu 2016: Inscrições começam nesta segunda-feira, 11 de janeiro.

 

Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições para a primeira edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu, até as 23h59 do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Nesta edição, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis no site do programa.  
Pode se inscrever no Sisu o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de zero na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015.
O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 18 de janeiro. Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.
Quem não foi selecionado ou foi selecionado apenas para sua segunda opção de curso pode aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 de janeiro até as 23h59 do dia 29. O interessado só pode se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição. A convocação das instituições de ensino aos candidatos em lista de espera começa a partir do 4 de fevereiro.
Acesso a nota do Enem: aqui
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem foram divulgadas no dia 8 de janeiro.