terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estude gratis: 2.450 vagas para 10 cursos em 21 polos serão ofertadas gratuitamente para a população cearense

O Governo do Estado do Ceará através da UECE disponibiliza 2.450 vagas, em cursos gratuitos.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), acaba de lançar edital para graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) oferecendo o maior número de vagas já concedidas por esta Instituição, bem como a inclusão de dois novos cursos e seis novos polos. Com isso, a Uece possibilita com que  cada vez mais cearenses tenham acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

O número inédito de vagas oferecidas pela Uece é de 2.450, distribuídas para professores da rede pública de ensino e público em geral. Do total, 2.150 vagas são destinadas a nove cursos de licenciatura e 300 para um curso de bacharelado.

História e Educação Física são os novos cursos de graduação que serão ofertados. Os novos polos estão presentes nos municípios de Camocim, Itarema, Maracanaú, Pedra Branca, Crateús e Iguatu. Os dois últimos terão como sede as próprias unidades da Uece no interior: Faculdade de Educação de Crateús (Faec) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), respectivamente. Com isso, a Uece expande a oferta de ensino superior em todo estado do Ceará, atendendo, principalmente, as necessidades dos municípios, conforme demanda anteriormente discutida nos encontros regionais entre a Uece e os gestores municipais.

"Desde 2006 a Uece integra o sistema UAB e a cada oferta vem aumentando o número de cursos, a quantidade de polos e a capilaridade pelo interior do Ceará, honrando seu compromisso com a população cearense e a interiorização da educação superior pública e colaborando para melhoria da Educação Brasileira levando-a aos socialmente invisíveis", comemora o coordenador da Sate, professor Francisco Fábio Castelo Branco.

São conveniados com a UAB/Uece para oferta de cursos à distância a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério da Educação (Mec), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Prefeituras dos municípios que possuem polos.

O Edital contendo a distribuição de vagas, cursos e polos foi divulgado na última quarta-feira (21), no site www.uece.br/cev. As inscrições estarão abertas no período de 29 de setembro a 23 de outubro de 2016, somente pela internet.



Veja abaixo todos os cursos e polos da UAB/Uece:


Cursos
Polo
Nº de Vagas
Administração Pública: 300 vagas Brejo Santo
50
Campos Sales
50
Caucaia - Itambé
50
Itapipoca
50
Maranguape
50
Quixeramobim
50
Artes Visuais: 100 vagas Maracanaú
50
Orós
50
Ciências Biológicas: 200 vagas Aracoiaba
40
Beberibe
40
Maracanaú
40
Maranguape
40
Quixeramobim
40
Computação: 320 vagas Beberibe
40
Brejo Santo
40
Itapipoca
40
Itarema
40
Limoeiro do Norte
40
Mauriti
40
Pedra Branca
40
Quixeramobim
40
Educação Física: 50 vagas Caucaia
50
Geografia: 300 vagas Beberibe
50
Crateus
50
Itarema
50
Pedra Branca
50
Quixeramobim
50
Tauá
50
Historia: 250 vagas Iguatu
50
Tauá
50
Camocim
50
Campos Sales
50
Pedra Branca
50
Matemática: 300 vagas Maracanaú
50
Mauriti
50
Caucaia - Araturi
50
Itarema
50
Pedra Branca
50
Quixeramobim
50
Pedagogia: 350 vagas Maranguape
50
Orós
50
Campos Sales
50
Caucaia - Novo Pabussu
50
Itarema
50
Mauriti
50
Quixeramobim
50
Química: 280 vagas Maracanaú
50
Mauriti
45
Beberibe
50
Camocim
45
Orós
45
Quixeramobim
45



Data: 27.09.2016
Fonte: Governo do Estado do Ceará
Universidade Estadual do Ceará - Uece
85 3101-9606 / 3101-9605

Entenda: Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)


O que é?

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS

  • Introdução à Educação Digital (60h) - Este curso tem o objetivo de contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores com sistema operacional Linux Educacional, dos softwares livres e da Internet. Outro objetivo do ProInfo Integrado trazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida e, principalmente, no ensino.
  • Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (60h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • Elaboração de Projetos (40h) : Visa capacitar professores e gestores escolares para que eles possam:

    - Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos em salas de aula;
    - Compreender a história e o valor do trabalho com projetos e aprender formas de integrar as tecnologias no seu desenvolvimento;
    - Analisar o currículo na perspectiva da integração com as TIC;
    - Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC);
    - Utilizar os Mapas Conceituais ao trabalho com projetos e tecnologias, como uma estratégia para facilitar a aprendizagem.
  • Redes de Aprendizagem (40h): O curso tem o objetivo de preparar os professores para compreenderem o papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias sociais no ensino.
  • Projeto UCA (Um Computador por Aluno): Ministrado pelas Instituições de Ensino Superior e Secretarias de Educação, procura preparar os participantes para o uso dos programas do laptop educacional e propor atividades que proporcionem um melhor entendimento de suas potencialidades.

Quem pode participar?
Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas. 

Como participar?
Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.
Mais informações: proinfointegrado@mec.gov.br

Entenda as mudanças no Ensino Médio - Vídeo do Lançamento da MP.


Ministro da Educação rebate declarações falsas nas redes sociais e diz que MEC prioriza professores e alunos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, gravou um pronunciamento, na tarde desta terça-feira (27), para reforçar a importância dos professores para a educação do Brasil e rebater acusações infundadas divulgadas nas Mídias Sociais. Um site de procedência político-partidária  divulgou informações mentirosas atribuindo a “burocratas do MEC” a afirmação que os professores têm “regalias”. “Essa é mais uma das inúmeras mentiras que já foram divulgadas, desde que assumimos a gestão do MEC, em maio”, afirmou o ministro, destacando as campanhas mentirosas nas mídias sociais sobre fim de programas como o Mais Educação e o Brasil Alfabetizado, com objetivo de tumultuar e gerar pânico na população.

“A verdade prevalece. Nada disso aconteceu, muito pelo contrário. Programas como o Prouni, o Mais Educação e o Fies foram ampliados”, afirmou o ministro. Durante o pronunciamento, Mendonça Filho disse que as inverdades continuam, agora, atribuindo falsas declarações a ele e à equipe do Ministério. “Isso é tudo mentira de uma rede que é manipulada por setores radicais vinculados a alguns partidos que estão insatisfeitos com as mudanças que nós estamos promovendo no Ministério da Educação e que levarão em consideração a valorização dos professores e o bem estar dos alunos, crianças e jovens do Brasil”, declarou.
 O ministro destacou o respeito que tem pelos professores e pediu que a população não dê ouvidos a esse tipo de contrapropaganda, disseminada por “aqueles que pouco fizeram pela educação no Brasil, apesar do grande volume de recursos liberados para a Educação, nos últimos anos". “Aos professores o meu abraço fraterno e conto com vocês para que a gente possa avançar com as crianças e jovens do Brasil”, concluiu.

Fonte: MEC
Data: 27 de setembro de 2016, 20:11.





Governo divulga lista de instituições que vão receber cursos de medicina

Iniciativa possibilitará criação de até 2.460 vagas para a formação de novos médicos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de instituições de ensino superior que receberam a autorização para abrir novos cursos de medicina em diferentes municípios do País. O anúncio foi feito por meio da portaria nº 545, publicada, nesta terça-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU).
Com a iniciativa, serão abertas até 2.460 vagas para a formação de médicos. Na norma, é possível conferir a relação de mantenedoras de instituições de educação superior selecionadas e classificadas no âmbito da chamada pública do Edital nº 6/2014.
As mantenedoras que tiveram as propostas incluídas na listagem devem se apresentar à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), do MEC, até o dia 11 de outubro, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.
Infelizmente nenhuma instituição cearense.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC